SOLUÇÃO ACÚSTICA BASEADA EM PAINEL SANDWICH

Os Painéis Colados de madeira pela sua característica de ligeireza não são materiais com importantes qualidades sonoras. Por este motivo LOPEZPANEL criou e testou um método construtivo que permita utilizar os painéis termocolados em qualquer tipo de edificação cumprindo a normativa acústica.

O código técnico de Edificação aplicável em Espanha, estabelece no documento básico DB-HR (Proteção perante o ruído) o valor de isolamento acústico necessário para elementos construtivos.

Analisando o dado exigido para cobertas, este é estabelecido partindo de um dado de ruído exterior. Pegando no valor do índice de ruído dia standard, aplicável a territórios sem peculiaridades acústicas exteriores, o isolamento acústico a ruído aéreo D2m,nT,Atr será o correspondente à grelha 2.1 que indica que para uso do edifício Residencial e hospitalário em valor em quartos e estâncias é de 30dBA, do mesmo modo que para estâncias e aulas em um uso cultural, sanitário, docente e administrativo.

Partindo desse valor e analisando a grelha 3.4 com a que se obtêm os parâmetros acústicos de fachadas, cobertas e solos em contacto com o ar exterior. Obtemos que o RA quando a parte cega é do 100% deve ter um valor de 33dBA e o RA quando o paramento tiver algum oco (janelas) deve ser no mínimo de 35 dBA.

A solução completa LOPEZPANEL ACUSTICA está testada in situ na câmara de laboratório sendo o elemento separador entre salas uma solução construtiva composta de LOPEZPANEL ENCOSANFRI 80 T16 + MEMBRANA ACÚSTICA + PAINEL AGLOMERADO IMPERMEÁVEL DE 16MM DE ESPESSURA.

 Todo o conjunto ancorou-se à estrutura de jeito semelhante a obra, com parafuso autobrocante do catálogo de acessórios LOPEZPANEL e com massa de vidraceiro de poliuretano do mesmo catálogo

O valor obtido no ensaio de Índice de Redução Sonora Aparente R’w= 36 dB com o que se obtém um calculo da Diferença de Níveis estandardizada ponderada A: DnTA=38.3 dBA

Estes valores são muito superiores aos exigidos pela norma e incluso fazem que a solução construtiva poda supor um elemento recomendável quando as condições de ruído externo forem mais desfavoráveis.

O modelo de painel utilizado como base na prova LOPEZPANEL ENCOSANFRI está fabricado seguindo a normativa ISO 9001:2008 e possui o certificado DITE e o marcado CE.

 Fotografias colocação de mostra a testar:

Descarga Ficha Técnica

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Painéis sandwich de madeira e metálicos em Portugal